Floresta latifoliada tropical úmida da encosta

março 19, 2008 at 9:50 pm 4 comentários

Estende-se desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul, junto ao litoral, quase sem interrupções. Predominando em regiões de clima quente e úmido, com verões brandos, surge nas encostas das serras litorâneas. Topograficamente, surge em serras elevadas (escarpas do Planalto Atlântico) e formas arredondadas, chamadas “mares de morros”. Esta formação vegetal apresenta-se muito densa, emaranhada e com grande variedade de vegetais higrófilos (adaptados a ambientes úmidos) e perenes.

Devido à sua localização geográfica é a formação vegetal brasileira que mais devastações sofreu, principalmente em trechos menos elevados do relevo. Esse impacto ambiental é uma das consequências da intensa urbanização e industrialização que ocorreram no Brasil.

250px-mataatlantica60.jpg
 Mata Atlântica

Entry filed under: Uncategorized. Tags: .

Floresta latifoliada tropical Mata dos Cocais

4 Comentários Add your own

  • 1. millena  |  fevereiro 9, 2009 às 10:58 pm

    Oque são adaptações vegetais?Quais são elas?

    Responder
  • 2. Bella e Jack  |  fevereiro 13, 2009 às 4:59 pm

    São as variedades de plantas localizadas, naturais de um lugar.
    Ex.:”A Floresta Amazônica é uma típica floresta tropical, com grande diversidade de espécies vegetais e animais. Ela é um gigante tropical que ocupa 5,5 milhões de km2 dos quais 60% estão em território brasileiro; o restante se reparte entre as duas Guianas, Suriname, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.

    Em geral, a vegetação amazônica é higrófila, ou seja, adaptada à vida em condições de excesso de água. As adaptações que tais plantas apresentam são: ramos e folhas com os ápices voltados para baixo, folhas em goteira e ceras que revestem a superfície foliar. Todas essas características permitem que o excesso de água goteje para baixo com facilidade, evitando assim a obstrução dos estômatos.

    A maior parte dos solos da Floresta Amazônica é pobre em nutrientes. Pode parecer contraditório que uma floresta tão rica possa sobreviver sobre um solo pobre. Isso se explica pelo fato de ocorrer um ciclo fechado de nutrientes. Quase todos os minerais estão acumulados no vegetal. Quando os órgãos da planta morrem, são decompostos, e os nutrientes são reabsorvidos pelas raízes. Portanto, a floresta vive do seu próprio material orgânico. Se a água das chuvas caísse diretamente sobre o solo, tenderia a lavá-lo, retirando os sais minerais. Na floresta, porém, a queda das gotas é amortecida pela densa folhagem, o que reduz a perda de nutrientes. Portanto, o desmatamento, que reduz a folhagem da floresta, pode levar ao empobrecimento da terra. Isso mostra uma das fragilidades do ecossistema.

    Atualmente, sabe-se que a Floresta Amazônica é um ecossistema frágil. A menor imprudência pode causar danos irreversíveis ao seu delicado equilíbrio ecológico.”😉

    Responder
  • 3. jeanne  |  setembro 30, 2010 às 7:27 pm

    o que são latifoliadas?

    Responder
    • 4. ☆ ̶̶ ☆ ιѕαвєℓℓα ¢σℓσмвσ ☆ ̶̶ ☆  |  outubro 4, 2010 às 6:09 pm

      Latifoliada é um tipo de vegetação que apresenta folhas largas e grandes. É o tipo de vegetação predominante na floresta equatorial.
      Latifoliadas é um termo que se usa para dizer que as folhas são largas. Existem florestas latifoliadas perenifólia, como na Amazônia, e decídua. Nas perenifólias as folhas duram o ano inteiro sempre verdes. Na decídua as folhas caem na época menos propícia do ano.
      Contrário de: acicufoliadas.

      fonte: wikipedia

      Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


by davi campitelli

março 2008
S T Q Q S S D
« fev    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Stats de Visitas

  • 54,548 visitas

%d blogueiros gostam disto: